Portuguesices

Não sou um ouvinte assíduo da família Carreira, mas admito que já fui ao MEO Arena e gostei de ouvir o grande "Tony Carreira". 
Do mesmo modo penso que já terei dançado, ou até mesmo apenas cantado, as músicas do "David Carreira" numa qualquer discoteca deste país. 
O último do clã, não obrigatoriamente pela ordem cronológica, é o que menos conheço mas, ainda assim, sei perfeitamente quem é e o que faz. 
Nos últimos tempos talvez até seja um pouco impossível não se ter já ouvido a música que "partilha" com Enrique Iglésias. Aquilo que eu não compreendo, goste-se ou não dos artistas em causa, é que as nossas rádios se sintam tentadas a excluir o "produto" português em prol do produto estrangeiro. Hoje, ao sair de casa, sintonizei aquela que se auto-intitula "a número 1 em Portugal", como faço sempre, e dou "de ouvidos" com o "Bailando" de Enrique Iglésias. 
Sabendo eu que a música, para além do original, tem versões em vários países, fiquei à espera do refrão em português... E eis que não aparece! A Rádio Comercial não partilha a música em português? Porquê? Porque o Mickael Carreira não faz parte da "ala benzoca" da música portuguesa? Acho triste este tipo de pensamento. É isto que não nos deixa evoluir. Consumimos rapidamente o que vem de fora e, nos casos em que até nos convidam para fazer parte do êxito, continuamos a não ter orgulho na nossa prestação. 
Só porque alguém espirrou e apelidou A, B ou C como cantores de música, dita, Pimba?
Em Espanha, ou no Brasil, cantores que bastante mercado têm em Portugal, 90% da música que passa na rádio é nacional. Em Portugal até uma lei tem de existir, senão só se ouviria cantar em inglês. É triste, mas é Portugal!
PS: se o Tony Carreira fosse espanhol seria um Júlio Iglésias. Assim é só "o cantor pimba que tem um capachinho e mais não sei o quê!"
E os filhos, ainda assim, têm culpa disso?
Acabo como comecei: não sou um ouvinte assíduo da família Carreira, mas não me farei rogado se me convidarem para algum dos concertos.
Dito!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A.M.O.R

Post Instagramado

A Primeira Década de 2000