10, o número decisivo!

Depois de um exame mal conseguido, afigurava-se uma extensão da matrícula até Fevereiro.
Sem que nada me fizesse pensar o contrário, encaminho-me para o teste de Direito Comercial e, quando já estava sentado, alguém me pergunta…” já foste ver as notas dos dois exames de finalista que fizeste e que te faltam para terminar o curso?”
Naquele momento a minha cadeira tremeu exactamente ao mesmo tempo que o estômago começou às voltas.
Ao voltar a mim, depois deste turbilhão de emoções de segundos, vejo que o professor já se prepara para começar distribuir os enunciados…
“Peço para ir à casa de banho?... Digo que me dói a barriga? Que tenho de ir beber água…? “
Não consegui dizer nada e resolvi, tentar, abstrai-me daquilo que já estava decidido, e afixado, algures na vitrine referente ao curso de Direito.
Olhei para o teste vezes sem fim sem conseguir dar uma única resposta minimamente aceitável e as horas iam passando…
Duas horas depois, chega o momento de entregar o teste e de sair, resignado, com aquilo que o futuro me reservava…
Desanimado ainda pensei em não ir ver as notas, achando que dois momentos de frustração no mesmo dia eram demais…
Mesmo assim, numa tentativa de enfrentar o mal todo de uma vez, resolvi ir espreitar as duas belas obras de arte que tinha escrito nos dois exames…
Chegado ao destino, comecei a olhar a pauta de uma forma geral, sem querer olhar logo para a minha nota, tentando aperceber-me se havia muitos “reprovado” escrito na pauta…
Direito Trabalho…só havia aprovações… (A barriga voltou a ganhar uma temperatura gélida…) … olhei para o meu nome e lá estava um 10!
Pensei…”esta já ninguém me tira…fica apenas uma para Fevereiro…”
Um pouco mais animado olhei para a pauta do lado (Direito Comercial) e, já mais descontraído, procurei por um 6 ou 7, como foi apanágio ao longo do ano…
Volto a ver a pauta de baixo para cima… volto a não ver a palavra “reprovado” em qualquer um dos nomes…
Aqui senti necessidade de gritar…de chamar alguém para me dizer que aquilo estava, mesmo, a acontecer…
Coloco os olhos, rapidamente, no meu nome e lá estava o 10!
De um momento para o outro dois 10 mudaram a minha vida…
Pensei… “C******! Acabei o curso!”
Dei duas voltas ao átrio da universidade e resolvi voltar à pauta…e lá estavam eles de novo…
Os meus dois melhores amigos…os dois 10!

Proximamente irei dar a devida importância ao momento, publicando aquilo que já tenho escrito sobre esta história de quase uma década…
Hoje deixei-vos apenas as duas maiores horas da minha vida que, em menos de 5 minutos, decidiram tudo aquilo que se passará no futuro…e que me pemitiram terminar uma licenciatura de 5 anos, sem que os "amigos" de bolonha me tirassem o que era meu por direito!

Voltarei!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A.M.O.R

Post Instagramado

A Primeira Década de 2000