O CASO BARACK OBAMA!

Há uns tempos fiz um trabalho orientado para uma das disciplinas do curso e decidi falar de pessoas que tinham conseguido carreiras de sucesso iniciando a sua vida profissional como advogados.

Uma vez que o assunto "Barack Obama" está na ordem do dia coloco aqui uma das figuras públicas internacionais que fizeram parte do meu trabalho.
"Barack Hussein Obama, nasceu a 4 de Agosto de 1961 em Honolulu, Havai, tendo ido, ainda jovem, viver para os Estados Unidos da América com a sua mãe.
Desde sempre que os problemas raciais são assunto actual nos Estados Unidos e Barack Obama tem na sua memoria, bem presente, momentos e factos que revelam essas mesmas situações.

Aquando da morte de Harol Washington, primeiro Presidente negro da Câmara de Chicago, em 1987, Obama sentiu, verdadeiramente, que era necessário algo mais do que a actividade de auxílio aos afro-americanos carenciados, que exercia até então.
Desta forma Barack Obama afirma que:

“Sem estar formado em Direito não consigo fazer nada aqui. Preciso de estar formado em Direito para conseguir fazer o que quer que seja contra estes tipos que estão sempre a invocar excepções e mais isto e aquilo.”

Tal afirmação surge depois de ter reparado que o Mayor Washington era formado em Direito e tinha utilizado essa mesma formação para enveredar por uma carreira política de sucesso.
Assim sendo Barack Obama, já com 20 anos, chega à Universidade de Harvard.

Os três anos em que esteve ligado a organizações comunitárias, em Chicago, e algum conhecimento que tinha de países do mundo, como o Quénia, deram a Barack Obama uma maturidade, mesmo tendo em conta a sua tenra idade, que o levaram ao êxito em Harvard.

Muito próximo dos anos 90, Harvard vivia tempos conturbados com problemas raciais que deram origem a algumas manifestações. No meio de todo este problema, Obama foi ganhando espaço no meio académico e acabou por, mais tarde, ser convidado por um dos homens fortes da altura e professor, Laurence Tribe, para trabalhar consigo como assistente.

À medida que o seu percurso de estudante ai chegando ao fim, Barack Obama volta a posicionar-se no verdadeiro objectivo da sua ida para Harvard, regressar a Chicago para a política, não sem antes receber uma enorme distinção, magna cum laude, que corresponde a uma nota não inferior a 18 valores.
Em meados de 1993 começa a dar aulas de Direito Constitucional na Universidade de Chicago sendo que em 1996 deu inicio à sua vida política activa ao ser eleito para o Senado Estadual, sem qualquer oposição.

A partir daí, Obama foi determinante para alterações na legislação, tanto ao nível da regulação de cuidados de saúde como questões de ética.
A primeira vez que esteve, verdadeiramente, incluído no mundo político, revelou a sua forte ambição pessoal afirmando:

“Encontrei acentuados sinais de decadência por toda a South Side – os bairros mais degradados, as crianças em posição de maior risco e com menos disciplina, mais famílias da classe média a mudarem-se para os subúrbios, as prisões a abarrotar de uma juventude sombria, os meus irmãos sem perspectivas de vida”

Era desta forma que Barack Obama vivia a sua vida política.
Era deste modo que ele encarava as dificuldades da sociedade onde estava inserido.

Em 2004, Obama não estava favorecido na corrida ao Senado dos EUA, mas conseguiu reunir alguns apoios, como os do Congressista Jesse Jackson Jr. e do antigo candidato presidencial (1984 e 1988) Jesse Jackson Sr.

As suas posições nos vários temas não o distinguiam do resto dos candidatos democratas e os seus concorrentes pareciam em melhor posição para conseguir o lugar no Senado, mas depressa algumas duvidas se tiraram quando os seus mais directos adversários se viram envolvidos em escândalos pessoais.

Verificada esta situação e após o discurso brilhante que Obama faz na Convenção Nacional Democrata de 2004 onde afirma, “There’s not a liberal America and a conservative America, there is the United States of America. There’s not a black America and white America and latino America and asian America, there is the United States of America”, vence a sua concorrente da altura, Alan Keyes, e tornou-se Senador do Illinois.

Embora fosse considerado como um dos mais proeminentes políticos da nova geração, poucos esperavam, na altura, que este Senador do Illinois, nascido no Havai, com ascendência queniana e, que viveu em Jacarta, se encontrasse numa posição tão favorecida na corrida Democrata, especialmente contra uma candidata tão forte como o é Hillary Clinton, à presidência dos Estados Unidos.

Em Novembro de 2008 Barack Obama vence John McCain e torna-se o 1º Presidente Negro dos Estados Unidos da América.

E tudo começou, quando um dia decidiu forma-se em Direito…"



(Trabalho realizado com base no livro: "OBAMA - Do Desejo ao Poder - David Mendell" e em pesquisa web)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A.M.O.R

Post Instagramado

A Primeira Década de 2000