Licenciatura Terminada. Olá Desemprego!


Nem sempre é assim.

Nem sempre, após se terminar a Licenciatura, se entra no “mundo do desemprego” mas, cada vez mais, é esse o rumo do jovem licenciado.

Nos últimos anos o número de desempregados, licenciados, aumentou 61%, sendo que cerca de 40% são das Ciências Sociais, enquanto apenas 9% vêm das áreas tecnológicas.

Na maioria dos casos isto acontece porque há uma desadequação entre aquilo que as Universidades estão a produzir em Licenciaturas e as necessidades de desenvolvimento do país, ou seja, na criação de emprego.

De acordo com os últimos números oficiais, existem actualmente 47 mil desempregados com licenciatura.

Para além de apostar na qualificação, é preciso termos emprego para que essa formação tenha continuidade após as saídas da Faculdade, uma vez que muitos licenciados estão a trabalhar em áreas diferentes daquelas que queriam seguir.

Que áreas lideram a lista de desempregados com licenciatura?
Esta é sempre aquela pergunta que atormenta qualquer estudante que ingressa todos os anos no Ensino Superior e procura decidir o seu futuro.

De acordo com o «Diário Económico», que cita o estudo «A Procura de Emprego dos Diplomados Desempregados com Habilitação Superior», são os cursos como Direito, História, Filosofia, Geografia ou Sociologia que lideram a lista dos cursos com maior número de desempregados, seguidos dos relacionadas com a educação e a formação de formadores.

Já no extremo oposto, ou seja, na lista de áreas de estudo que mais geram emprego para os licenciados, estão os cursos de Protecção de Pessoas e Bens, Serviços de Apoio a crianças e jovens, Segurança Militar e Medicina.

Apesar dos sucessivos alertas sobre a necessidade de escolher um curso a pensar nas hipóteses de encontrar emprego, e das promessas do Governo em revelar a empregabilidade de cada curso superior, a verdade é que a quantidade de licenciados no desemprego duplicou desde 2002 até ao final do ano passado, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Se a taxa de desemprego entre as pessoas com mais habilitações era, por norma, bem mais baixa do que a global, essa diferença tem vindo a esbater-se.

Numa breve abordagem por parte do Ministro da Ciência e do Ensino Superior, a alguns destes resultados, garante o mesmo que, apesar destes números, o país precisa ainda de mais 900 mil licenciados.
Verificados estes resultados e posteriormente as observações feitas aos mesmos, resta-nos esperar por melhores dias e concluir as nossas Licenciaturas com o maior êxito possível, para que, mais tarde, possamos ser bem absorvidos pelo mercado de trabalho.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A.M.O.R

Post Instagramado