AMIZADE


Amizade - s. fem. Sentimento de afecto, de simpatia que uma pessoa sente por outra. In "Nova Enciclopédia Larousse"

Amizade - (do latim Amicitate) s. fem. Afeição por uma pessoa; simpatia; dedicação. In "Grande Dicionário da Língua Portuguesa" - Porto Editora

Pois bem... assim foi desde sempre.

Desde que me conheço, como pessoa que sabe ler e dar significado às palavras, que aprendi a consultar dicionários e enciclopédias quando as palavras me geravam confusão ou não sabia o seu verdadeiro significado.

Alguns neste momento dirão..." ah pois, mas isso é porque tu és um gajo pouco inteligente.
Toda a gente sabe o que é isso.." - Eu também pensava assim!!Admito! Tinha eu os meus 16 anos quando, para além de pensar que era invencível, e capaz de vencer o mundo sozinho, criei um verdadeiro grupo de amigos.

Não que não os tivesse já, mas senti que a partir daquele momento as coisas começaram a ficar verdadeiramente mais fortes.

As primeiras namoradas a sério, os primeiros desgostos amorosos, a perda da tão famosa virgindade... tudo coisas banais, mas que tiveram um significado especial para mim e que partilhei com os meus amigos...

Nessa altura, olhava à minha volta e via amigos... sentia-me plenamente repleto de força e nada era motivo de preocupação.

Mais tarde vieram então as primeiras namoradas a sério, as primeiras chatices a sério, as primeiras inimizades... e lá voltei eu a trocar ideias com os meus amigos, os verdadeiros (nada que não fosse de fácil resolução... mas só agora penso assim...confesso que na altura se geraram certos medos à minha volta).

Por fim... do alto da minha ignorância de 23 anos (não de experiência, mas de idade), dei por mim um destes dias numa luta absurda (pensava eu) para descobrir o significado de algumas palavras...

Amizade... era a palavra que procurava com mais interesse... afinal de contas, era aquela que me tinha acompanhado ao longo de tantos anos. Aquela que, quando eu olhava à minha volta, estava sempre presente.

Acreditem ou não, cada palavra que ia lendo, era como se um pano fosse caindo e eu fosse vendo o que estava escondido atrás, em forma de caras.

"Afeição", "Simpatia", "Dedicação", "Afecto"... tudo palavras enormes. Palavras que transportam consigo milhões de frases possíveis. Cada palavra daquelas era um nome, um acontecimento, uma situação, uma tristeza, uma alegria, um abraço... enfim... tudo!

A certa altura pergunto-me... "mas afinal...como pode um dicionário definir uma palavra tão importante para todos nós? Não será apenas uma ideia passada para o papel, escrita por uma pessoa a quem o dia tinha corrido mal ? Não será a Amizade também sinónimo de alegria, compaixão, partilha, felicidade, complementação... ou melhor, não poderiam (ou deveriam) pôr simplesmente...

"Amizade - Tão necessária como o ar que respiramos, como os alimentos que nos dão força ou como os livros que nos dão conhecimentos" - Não seria melhor assim? É que se lá estivesse escrito desta forma, evitava o trabalho que eu tive em ir comprovar no dicionário a veracidade daquilo que aprendi ao longo dos tempos...

Sendo assim, e porque o conceito de Amizade (diz-me a experiência) varia de pessoa para pessoa, aqui deixo a minha opinião sobre o que é a Amizade...

AMIZADE - difícil de encontrar. Necessita de tempo para se provar a sua verdade. Quando existe é, "supostamente", para sempre. Companheirismo, cumplicidade, disponibilidade...

Poderia referir nomes para simbolizar Amizade, mas os mesmo são demasiado importantes para serem misturados com estas simples e pobres palavras que vos escrevo....



27-07-2005 02:50

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A.M.O.R

Post Instagramado

A Primeira Década de 2000