A Primeira Década de 2000

Antes de me "pôr a andar deste país" (mas só por 3 dias), achei por bem relembrar aquilo que, de “melhor”, a década que atravessámos nos proporcionou…
Eis, então, algumas das relíquias destes últimos 9 anos…

2000
O terceiro segredo de Fátima é relevado por João Paulo II a 13 de Maio. O mesmo papa viria a morrer em 2 de Abril de 2005.

2001
No dia 11 de Setembro o mundo assistiu, incrédulo, ao choque de dois aviões com as torres do World Trade Center. Quinze terroristas, contabilizando aqueles que viajavam nos outros aviões, mataram mais de 2976 pessoas. Osama Bin Laden tornou-se o homem mais procurado, temido e detestado do mundo.

2002
O euro entra, definitivamente, nas carteiras dos portugueses. Muitos ainda hoje fazem as contas em Escudos, um deles sou eu, mas para muitos a vida só já conhece o EURO.

2003
A 1 de Fevereiro Carlos Cruz foi detido pela PJ, suspeito de abuso sexual de menores. Antes dele já outros tinham seguido o mesmo caminho, tornando-se o caso "Casa Pia" um dos mais mediáticos destes últimos anos. Até hoje não se conhece o veredicto final… à boa maneira portuguesa!

2004
No verão de 2004, Portugal viveu o maior auge do patriotismo. A Selecção Nacional de Futebol teve a capacidade de unir o país e de o afastar da vida de crise que sempre conheceu. Depois de ganhar a equipas como a Espanha, Inglaterra e Holanda, Portugal não conseguiu vencer a Grécia na final. Foi-se o título de campeão da Europa, ficaram as recordações e o reconhecimento de Portugal como uma das selecções de topo na Europa.

2005
Nova Orleães é atingida pelo furacão Katrina. 1800 Pessoas morreram em Agosto, vítimas desta catástrofe natural.

2006
Saddam Hussein é enforcado na madrugada do dia 30 de Dezembro depois de ter sido acusado da morte de 148 xiitas. George w. Bush viu assim um dos seus objectivos concretizados.

2007
Na Praia da Luz nasceu o mistério de uma noite de verão. Madeleine, de 3 anos, desaparece sem deixar rasto, enquanto os seus pais jantavam num restaurante do empreendimento onde passavam férias. Muitas foram as possíveis causas deste desaparecimento mas, até hoje, nunca mais ninguém conseguiu descobrir o paradeiro da pequena Maddie.

2008
A 4 de Novembro, milhares de pessoas, em todo o mundo, celebravam a vitória daquele que todos consideram como a grande esperança do novo milénio. Barrack Hussein Obama é eleito presidente dos Estados Unidos da América. Em Novembro de 2009 ganhou o Nobel da Paz.

2009
No dia 25 de Junho o mundo perdeu o seu “Rei da Pop”. Michael Jackson é encontrado morto em sua casa depois de ter sofrido uma paragem cardíaca. 50 Concertos que estavam agendados em Londres foram cancelados. A cerimónia pública do seu funeral foi seguida por mais de 30 milhões de pessoas.

No dia 9 de Dezembro, terminei o curso, depois de 9 matriculas e muitas outras histórias para contar!

Fonte: Texto produzido com base num artigo da revista Sábado.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A.M.O.R

Post Instagramado